M

Trabalhamos na sombra, porque acreditamos que os protagonistas são as marcas que trabalhamos e não nós.

Isto é ser Social Ninjas.

Conecte-se connosco:
Fb Li In Tw Pin

Agência de Marketing | Social Ninjas

Métricas de Social Media | Agência de Marketing | Social Ninjas

5 métricas a monitorizar para melhorar os resultados nas redes sociais

Já todos sabemos que as redes sociais ajudam a potenciar os negócios, porém, é importante saber se a estratégia que definimos nos está (ou não) a trazer os resultados que pretendemos.

Para isso, é imperativo realizarmos auditorias às nossas redes sociais, pelo menos trimestralmente, e monitorizarmos as estatísticas diariamente.

São inúmeras as métricas disponíveis para monitorizarmos mas, para não corrermos o risco de nos perdermos no meio da sua imensidão, devemos selecionar as métricas mais relevantes e ajustadas aos nossos objetivos.

 

Cliques

Um dos principais objetivos das redes sociais (e do marketing digital no seu todo) é gerar tráfego para o website. Logo, uma das métricas mais importantes a monitorizar é o número de cliques para o nosso website.

Esta métrica indica-nos a performance dos conteúdos, nomeadamente:

  • Se as pessoas interagem com os nossos conteúdos;
  • Se tivermos muitos cliques mas poucos gostos, comentários ou partilhas, quer dizer que prendemos a atenção do público, mas por algum motivo, não conseguimos ser persuasivos e interessantes o suficiente, para que este interagisse de outra forma com o conteúdo;
  • Caso tenhamos poucos cliques, mas muitos gostos, comentários ou partilhas, significa que conseguimos com que o público tivesse algum tipo de ação, não tendo despertado interesse e curiosidade para saber mais.

 

Alcance

Outra métrica importante a monitorizar é o alcance dos nossos conteúdos.

O Alcance é o número de pessoas que viu o nosso conteúdo. Ou seja, se a nossa publicação tem 500 de alcance é porque foi visto por 500 pessoas.

Com a análise desta métrica conseguimos ter a perceção de como o nosso conteúdo está a ser distribuído pelas redes sociais.

O alcance pode não ser igual (e geralmente não o é) ao número de seguidores, por causa dos algoritmos de cada rede social, mas é uma forma de medirmos o nosso público efetivo.

 

Seguidores

O número de seguidores é uma métrica de vaidade e é uma métrica um pouco descredibilizada, pois existem muitas maneiras de aumentar o número de seguidores (de forma nem sempre correcta). Porém, quanto mais seguidores tivermos, maiores são as possibilidades de realmente o nosso conteúdo ser visto por quem realmente tem interesse em vê-lo e em interagir com ele.

 

Interação

Esta métrica traduz o nível de envolvimento do nosso público com a nossa marca e os conteúdos que publicamos. Esta métrica inclui os gostos, comentários, partilhas, cliques, entre outras ações que um utilizador possa ter com um conteúdo.

Níveis de interação altos levam ao bom desempenho individual dos nossos conteúdos e da nossa página, podendo gerar ainda mais interesse, pois a publicação vai ser vista por mais pessoas.

 

Visitas ao Perfil

Outra métrica muito importante de acompanharmos, mas muitas vezes esquecida, é a das visitas ao perfil. Esta métrica diz-nos quantas vezes é que o nosso perfil/página foi visitado(a). E a primeira coisa que queremos que aconteça é que as pessoas realmente nos encontrem, para posteriormente, poderem ver e interagir connosco. Por vezes, esta métrica pode não apresentar valores muito altos, mas isso não será preocupante, uma vez que nem todos os nossos seguidores entram regularmente na nossa página.

Existem imensas métricas e apesar de referirmos apenas estas 5, é importante escolher aquelas que mais se alinham com a nossa estratégia, para obter análises valiosas e objetivas. Precisa de ajuda para escolher as suas? Não hesite em contactar-nos.

Publicar um comentário: